segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

EUMENES I (263 – 241 a.C.)

Eumenes I de Pérgamo era filho de Satyra, filha de Posseidônio, com Eumenes, irmão de Filetero, o fundador da dinastia atálida. Eumenes foi adotado como filho e herdeiro de Filetero e o sucedeu quando de sua morte em 263 a. C. como governante de Pérgamo e do vale do rio Caico.  
Pérgamo desfrutou de grande autonomia com Filetero, ainda que se encontrasse teoricamente sob o poder dos Selêucidas. Ainda que não tomasse o título de rei, Eumenes quando assumiu o trono e passou a agir com grande independência de seu “senhor”, o rei selêucida Antíoco I. Encorajado por Ptolomeu II do Egito que estava em guerra com os Selêucidas, Eumenes se rebela e derrota ao rei Antíoco I Sóter próximo de Sardes, a capital da Lídia em 261 a. C. Assim pôde liberar Pérgamo e ampliar consideravelmente seus territórios, estabelecer guarnições no norte, nas faldas do monte Ida (imagem abaixo), chamada Filetereia em homenagem seu pai adotivo, e no leste, ao nordeste de Tiatira, próximo das fontes do rio Lico, chamada Ataleia, em honra de seu avô. Estendeu seu controle ao sul do rio Caico, até o golfo de Cime.
Eumenes permaneceu amistoso com o sucessor de Antíoco I, Antíoco II Teos, embora seja aliado do inimigo deste, Ptolomeu II Filadelfo do Egito, na Segunda Guerra Síria (260-253).
Nesse tempo, os Gálatas estavam saqueando a Ásia Menor e Eumenes conseguiu liberar Pérgamo através de pagamento de tributos.
Não se sabe se teve filhos. Um “Filetero filho de Eumenes" é mencionado numa inscrição na cidade de Téspias; alguns consideram-no como o filho de Eumenes, que então teria morrido antes da morte do seu pai em 241. Eumenes adotou o seu segundo primo, Átalo, que o sucedeu como o soberano de Pérgamo.
Quando de sua morte em 241 a.C. foram instituídos jogos em sua homenagem, as Eumeneia.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Eumenes_I
http://www.livius.org/es-ez/eumenes/eumenes_i.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário